Foi detectada em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, 18 novas variantes do coronavírus. Uma pesquisa revelou que de 85 genomas do Sars-CoV-2 sequenciados a partir de amostras de pessoas contaminadas pela Covid-19, dois indicaram a presença de um conjunto de 18 mutações nunca descritas anteriormente. Algumas delas já haviam sido detectadas em em outras variantes associadas com o aumento do risco de morte dos pacientes.

A descoberta foi feita pelo Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, em colaboração com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Publicidade

“É importante dizer que ela tem características comuns com as variantes que já estavam circulando no Brasil, mas também tem novas características. É como se essas variantes estivessem evoluindo”, explica o virologista da UFMG Renato Santana.

As pesquisas apontam, ainda, aumento progressivo da circulação de variantes de Sars-CoV-2 na Grande BH.

A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que foi informada sobre a possível nova variante. “A Prefeitura esclarece que uma nova cepa representa o mesmo vírus com pequena modificação genética e por este motivo, é necessário manter as mesmas recomendações sanitárias como o uso de máscaras, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência”, afirmou.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.